O deputado do Bloco Nacionalista Galego (BNG) Bieito Lobeira e a porta-voz de Política de comunicação do Bloco de Esquerda Catarina Martins compareceram hoje em rolda de imprensa no Parlamento Galego para apresentarem duas iniciativas em que recomendam aos governos galego e português possibilitarem a receção das rádios e televisões de ambos os países.
Bieito Lobeira: "Um idioma, um sistema linguístico que falam 220 milhões de pessoas no mundo... Entender a reintegração linguística no espaço comum galego-português como um factor do nosso idioma, a que lhe atribuímos utilidade universal, mas também como elemento de desenvolvimento económico e social da Galiza ... O feito de nos achegar à lusofonia, ao galego-português, vai-nos enriquecer culturalmente, linguisticamente, mas também economicamente, do ponto de vista económico, comercial ou laboral. Abre novos caminhos".
Catarina Martins: "Os direitos culturais das várias nações da Europa são essenciais … Partilhamos, Portugal e a Galiza, um mesmo espaço cultural e linguístico, o espaço do galego-português …. Partilhamos um mesmo sistema linguístico … Sabemos bem que a televisão é hoje um dos instrumentos mais importantes de afirmação da cultura e da língua … Esta ligação entre Norte [de Portugal] e a Galiza é uma reivindicação da Galiza mas é também uma necessidade de Portugal, da Região Norte, de afirmação cultural, e de desenvolvimento".
Cap comentari:
Publica un comentari a l'entrada